Empresas: um dos pilares estratégicos da UE para liderar transição para a Web 4.0

17 Jul 2023

A Comissão Europeia definiu, esta terça-feira, uma nova estratégia sobre a Web 4.0 e os mundos virtuais, a fim de poder estar ao leme da próxima transição tecnológica e garantir que os cidadãos, as empresas e as administrações públicas da União Europeia (UE) possam contar com um ambiente digital aberto, seguro, fiável, justo e inclusivo.

A próxima geração da Internet, a Web 4.0, permitirá a integração de objetos e ambientes digitais e reais, bem como uma maior interação entre seres humanos e máquinas. Posto isto, as perspetivas económicas da UE após 2030 identificam a digitalização como um dos principais motores de crescimento e a Web 4.0 como uma importante transição tecnológica para um mundo inteligente e imersivo e sem descontinuidades.

Estima-se que o valor do mercado mundial de mundos virtuais aumente de 27 mil milhões de euros em 2022 para mais de 800 mil milhões de euros até 2030.

Esta estratégia está em linha com os objetivos para 2030 do programa político Década Digital e com três dos seus principais pilares da digitalização: competências, empresas e serviços públicos.

 

No que diz respeito às empresas, a CE propôs:

  • Apoiar o desenvolvimento de um ecossistema industrial europeu da Web 4.0 para promover a excelência e combater a fragmentação.
  • A criação de uma Parceria sobre Mundos Virtuais no quadro do Horizonte Europa, possivelmente a partir de 2025, para promover a excelência em matéria de investigação e desenvolver um roteiro industrial e tecnológico para os mundos virtuais.
  • Ajudar, a fim de promover a inovação, os criadores e as empresas de comunicação social da UE a testar novas ferramentas, reunir agentes de desenvolvimento e utilizadores industriais e colaborar com os Estados-Membros no desenvolvimento de “ambientes de testagem da regulamentação para a Web 4.0 e os mundos virtuais”.

Em concreto, Bruxelas quer capacitar os cidadãos e reforçar as competências para promover o acesso a informações fiáveis com especialistas do setor, apoiar um ecossistema industrial europeu da web 4.0 para combater a fragmentação e, ainda, apoiar o progresso social e os serviços públicos virtuais.

Esta estratégia baseia-se no trabalho da CE sobre os mundos virtuais e em consultas com cidadãos, universidades e empresas.

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