Apresentação AEB

Missão

Defender os interesses dos associados e promover o desenvolvimento empresarial.

Visão

Ser a associação empresarial regional mais representativa e dinâmica da economia portuguesa, orientando a sua atividade para as melhores práticas organizacionais e de sustentabilidade.

Cultura organizacional

  • INFLUENTE – uma associação empresarial reconhecida, respeitada e ouvida nos centros de decisão locais, regionais e nacionais, que sabe usar a sua voz, firme e conciliadora, na defesa intransigente dos interesses da sua base associativa e é capaz de influenciar decisões em favor da economia privada.
  • DINÂMICA – uma associação que imprime dinamismo à sua ação; que faz acontecer; que contagia positivamente a proatividade da sua rede de associados.
  • PRÓXIMA – uma associação próxima das empresas; constantemente atenta aos problemas dos seus associados; virada para fora e não sobre si própria.
  • COMPETENTE – uma associação composta por uma equipa técnica multidisciplinar alargada e competente, conjuga experiência e juventude com profissionalismo e criatividade, que lhe asseguram a competência, network e capacidade de resposta necessárias para assegurar um serviço de excelência à comunidade empresarial que representa.
  • REPRESENTATIVA – uma associação que é voz das empresas da região, representa todos os setores da atividade económica, independentemente da sua dimensão, e que faz da sua base associativa o seu maior ativo e a sua força de intervenção.
  • AGREGADORA – uma associação que procura agregar empresas concorrentes em torno de objetivos comuns; que fomenta a cooperação empresarial; que potencia a criação de sinergias que beneficiam do efeito de escala; que sabe que juntos somos mais fortes.
  • SUSTENTÁVEL – uma associação que pauta a sua atividade pelas melhores práticas organizacionais, promovendo uma gestão sustentada e uma utilização racional dos seus recursos.

Âmbito geográfico

A sua área de intervenção prioritária abrange 4 concelhos da sub-região do Cávado (Braga, Amares, Terras de Bouro e Vila Verde) e 2 concelhos da sub-região do Ave (Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho). Um território com mais de 287 mil habitantes** e cerca de 35 mil empresas, na sua esmagadora maioria de micro ou pequena dimensão, responsáveis por mais de 111 mil postos de trabalho e um volume de negócios que ascende a 9,5 mil milhões de euros. Com um contributo positivo para a balança comercial da região Norte e do país, é um território com forte vocação exportadora como atesta o facto das exportações representarem cerca de 20% do volume de negócios. Nº EMPRESAS*: 34 458 Micro 95,3% PME 4,6% Grandes 0,1% PESSOAL AO SERVIÇO*: 111 844 VOLUME DE NEGÓCIOS*: 9 550 432 000 € * Fonte: INE, 2019