Incerteza política pós-eleitoral preocupa setor empresarial: CCP apela à estabilidade para o crescimento económico

19 Mar 2024

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) expressou preocupação diante do cenário de incerteza política que se desenha após os recentes resultados eleitorais. Com a ausência de uma maioria parlamentar expressiva, a CCP destaca que o mais importante será que a instabilidade política não coloque em causa a prossecução dos objetivos anunciados pelos principais partidos para a promoção da competitividade das empresas e o crescimento económico e da produtividade, tendo em conta as necessidades do país.

 

Diante este novo quadro parlamentar, a CCP antevê a necessidade de acordos pontuais e compromissos variáveis para viabilizar propostas que exijam aprovação parlamentar, especialmente em questões fiscais e orçamentárias.

Embora reconheça que a estabilidade e previsibilidade são fundamentais para as empresas, a CCP ressalta a disposição do setor empresarial em adaptar-se à nova conjuntura. A CCP tem, assim, a expectativa que de os objetivos de incentivar o crescimento económico manifestados pelos dois principais partidos se mantenham vivos ao longo da próxima legislatura e que sejam encontradas soluções que permitam desenvolver a economia e em particular recuperar vários atrasos na concretização dos vários projetos com fundos europeus, de que são exemplo o PRR e o Portugal 20/30.

No que diz respeito à resolução de questões pendentes e à abordagem de opções em aberto, nomeadamente as decorrentes dos acordos existentes, a CCP considera que tendo os principais partidos, durante o período eleitoral, manifestado o seu empenho em dinamizar a atividade tripartida entre Governo, confederações sindicais e empresariais, é na Comissão Permanente de Concertação Social que deverá ser encontrada uma metodologia de abordagem e concretização desses mesmos acordos.

Próximos cursos
Agenda
Networking Empresarial - O impacto da IA nos negócios
17 de Abril, 2024
BOOTCAMP LIDERANÇA
11 de Maio, 2024
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.