Câmara de Comércio e Indústria – um novo impulso à internacionalização das empresas da região
28 Jul 2023

No passado dia 27 de junho, por ocasião da realização da Gala do seu 160.º aniversário, a AEB – Associação Empresarial de Braga foi reconhecida pelo governo português como Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Braga.
A AEB passa, assim, a integrar um restrito grupo de apenas 11 associações empresariais portuguesas que detém este estatuto que, refira-se, para o obterem têm de demonstrar possuir a representatividade, implantação territorial e estruturas materiais e humanas necessárias para o desempenho das atribuições que lhe são conferidas, bem como a prévia atribuição do estatuto de utilidade pública.
Ser Câmara de Comércio e Indústria é a concretização de um objetivo estratégico dos atuais órgãos sociais e um dos marcos mais relevantes na história da AEB, e que muito deve orgulhar o tecido empresarial e a sociedade em geral da nossa região. Não só pelo que representa para a instituição, mas também para as empresas do Distrito de Braga, que veem reconhecida a importância económica desta região, o seu dinamismo e a sua vocação exportadora.
Na atualidade, a AEB é, inquestionavelmente, uma das associações mais representativas, dinâmicas e relevantes do associativismo empresarial em Portugal, assumindo-se como uma referência incontornável do ponto de vista das boas práticas de gestão e da dinamização económica para as associações empresariais de base regional em Portugal e no estrangeiro.
Respeitada e ouvida nos centros de decisão locais, regionais e nacionais, sabe usar a sua voz, firme e conciliadora, na defesa intransigente dos interesses da sua base associativa e é capaz de influenciar decisões em favor da economia privada e da região que representa.
A importância deste projeto associativo para a região, e para o país, é tal que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a AEB, em 2021, com as insígnias da Ordem de Mérito Empresarial.
Mas, para além do reconhecimento do Governo e da Presidência da República, a AEB granjeia também de um enorme prestígio junto dos principais organismos da cúpula do associativismo patronal. Deste modo, graças à sua experiência, expertise, relevância e capacidade de intervenção, atualmente, a AEB integra a Direção das duas principais confederações patronais portuguesas – a CCP e a CIP (trata-se mesmo da única associação com assento na Direção destas duas confederações) -, o que lhe garante acesso e representação privilegiada nos principais centros de decisão, para que possa exercer influência sobre os grandes temas da economia nacional e regional.
Independentemente da sua dimensão, é fundamental que as nossas empresas assumam o desafio de pensar e agir globalmente. Isto significa que deverão orientar as suas estratégias e ofertas para os mercados externos, com produtos e serviços competitivos e de maior valor acrescentado.
À semelhança do que sucede em muitas empresas e organizações, o amanhã desta associação é lidar com novos desafios, novas responsabilidades e novas conquistas.
Enquanto Câmara de Comércio e Indústria, a AEB passa a prestar novos serviços de apoio às empresas exportadoras da região e a desempenhar um papel mais liderante na atração de investimento para o território da sua área de intervenção.
Assim, a partir de agora, as empresas exportadoras poderão solicitar na AEB:
– Certificados de origem – documento de exportação que permite às empresas atestar a origem dos seus produtos;
– Vistos – serviço de certificação de documentos de suporte à exportação de mercadorias;
– Certificados de venda livre – para produtos não sujeitos a qualquer restrição comercial ou de qualidade no país de origem;
– Carnets ATA – documento alfandegário internacional que permite a entrada temporária de mercadorias para efeitos de exposição e/ou demonstração, a emitir em articulação com as entidades nacionais responsáveis;
– Autenticação de documentos e traduções associadas a atividades de comércio externo.
A AEB, com o seu exemplo e a sua capacidade de agregação e mobilização, quer que o tecido empresarial da região olhe para o mundo com a ousadia e a ambição que sempre caraterizaram o povo português.
Ao assinalar 160 anos de vida, a AEB dá uma enorme prova de vitalidade e apresenta-se como um notável exemplo de capacidade de superação das dificuldades, de adaptação aos novos desafios e de constante inovação.
Com o reconhecimento como Câmara de Comércio e Indústria, renova a sua ambição de ser a associação empresarial, de base regional, mais agregadora e representativa de Portugal. Porque quanto mais representativa e alargada for a sua base associativa, maior será a sua capacidade de defender eficazmente os interesses da comunidade que representa. Porque quantas mais vozes juntar e federar, maior será a sua capacidade de influência e de intervenção, para que, em conjunto, se possa construir um futuro melhor. Porque a AEB é e continuará a ser a voz de todos os empresários da nossa região.