Artigo de opinião I O maior e melhor Bairro Comercial Digital do país vai ser em Braga
08 Set 2023

Na passada 4ª feira, dia 6 de setembro, teve lugar no Palácio da Bolsa, no Porto, a sessão de apresentação das candidaturas aprovadas no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, com o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, a salientar que às 65 candidaturas selecionadas com uma dotação inicial de 52,5 milhões de euros, acrescem outras 30, ainda condicionadas à aprovação da reprogramação do PRR por parte da Comissão Europeia, onde está previsto um reforço de 25 milhões para esta medida.
Este programa do PRR, que irá abranger cerca de 25 mil estabelecimentos, pretende valorizar e digitalizar o comércio de rua e dinamizar polos comerciais de proximidade e ao ar livre com uma gestão comum, prevendo, entre outras ações, a criação de plataformas online com oferta comercial local, de pontos de acesso à Internet, de gestão de venda e de entrega de encomendas, de sistemas de gestão de tráfego, de aplicações para processos de compra mais ágeis e de um espaço público mais qualificado e tecnológico.
A candidatura de Braga, designada Braga Smart Retail, foi a candidatura mais pontuada, que mais incentivo arrecadou e mais estabelecimentos abrange no país. Trata-se de uma ambiciosa candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Braga em parceria com a Associação Empresarial de Braga, que prevê uma área de intervenção composta por 52 artérias do centro histórico de Braga (grosso modo, é uma área contígua assente em 2 eixos urbanos fundamentais – o eixo “Campo das Hortas até o Largo da Senhora-a-Branca” e o eixo “Central de Camionagem até ao fundo da Avenida da Liberdade”), abrangendo 927 estabelecimentos de comércio e serviços ao consumidor. O investimento elegível associado ao projeto é de 1,5 milhões de euros, estando prevista a concessão de um incentivo global de 1,3 milhões de euros aos promotores.
Fazendo juz ao epíteto de Capital do Comércio e de principal destino de compras da Euro região Norte de Portugal – Galiza, a visão do Bairro Comercial Digital de Braga consiste em posicionar Braga como a referência inovadora para comprar no comércio local, descobrir tradições, património e cultura, numa cidade feita para tornar as pessoas felizes.
Visa ainda, reforçar o posicionamento de Braga enquanto território de excelência para visitar, viver e investir; aumentar a atratividade e acessibilidade do espaço urbano, fomentando a digitalização do ecossistema empresarial e a competitividade dos negócios.
Através da criação de um ambiente tecnológico avançado, pretende-se tornar memorável a experiência de consumo, tanto física como digital, articulando e integrando a oferta comercial, turística e cultural da cidade.
A missão do Braga Smart Retail é contribuir ativamente para a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção alargada dos setores do comércio, turismo e serviços, bem como a sensibilização e capacitação dos respetivos empresários e trabalhadores para a transição digital.
O Braga Smart Retail projeta-se, assim, como uma iniciativa catalisadora do crescimento económico, enquadrando o vetor da proximidade espacial e promovendo a valorização da evidência físico-digital. Em paralelo, estimula a requalificação do espaço público no sentido de potenciar um adequado planeamento em termos de urbanismo comercial, suportado numa estratégia comum de gestão que ajuda a dinamizar essas áreas e a promover a coesão territorial.
Infelizmente, o projeto não apoia diretamente os investimentos em digitalização dos principais destinatários dos Bairros Comerciais Digitais – as empresas –, mas possibilita a criação de um ecossistema tecnológico avançado que promete melhorar a experiência de compra; aumentar a conetividade digital entre pessoas, espaços públicos e estabelecimentos; potenciar a capacidade de comunicar e promover negócios de forma global através da marca Braga; apoiar o processo de digitalização e venda online das micros e pequenas empresas do Bairro através de marketplaces; e melhorar o sistema de apoio à tomada de decisão de empresários e investidos, através da criação de um dashboard com dados qualificados sobre a procura e o negócio gerado no Bairro.
De qualquer modo, a AEB irá ainda complementar o projeto dos Bairros Comerciais Digitais com outra medida do PRR de apoio à transição digital do comércio e serviços – as Aceleradores de Comércio Digital. Neste âmbito, as micro e pequenas empresas da região irão beneficiar gratuitamente da elaboração de um diagnóstico da maturidade digital da empresa e de um plano de ação para o desenvolvimento da sua estratégia de transformação digital, que incluirá ainda a atribuição de um voucher de serviços para capacitar os colaboradores das empresas, seja em processos formativos ou de consultoria especializada.
À semelhança do que alcançamos no início do presente século com os projetos de Urbanismo Comercial, em que o projeto de Braga foi uma referência nacional e até internacional no processo de modernização do comércio de requalificação do espaço público, a AEB e a CMB estão imbuídas do mesmo espírito e ambição de fazer deste projeto o maior e mais qualificado Bairro Comercial Digital de Portugal, provocando uma efetiva transformação digital no comércio e serviços da área de intervenção do projeto, para que este sirva de exemplo para todo o país e possa contagiar positivamente toda a restante oferta comercial do concelho e da região.
Um comércio pujante, dinâmico, inovador, diferenciado e de grande qualidade é uma marca distintiva do comércio de Braga que este projeto pretende reforçar e sublimar, ao mesmo tempo que promove a sua transição digital.