AEB presente na celebração do Dia Mundial do Turismo em Braga

27 Set 2023

O Presidente da AEBraga, Daniel Vilaça, e o Diretor-Geral, Rui Marques, marcaram, hoje, presença na sessão pública de celebração do Dia Mundial do Turismo, que se realizou no Posto de Turismo de Braga. Celebrar a “Indústria da Paz” e partilhar os mais recentes resultados da atividade turística da região, foram os grandes objetivos do evento.

Daniel Vilaça, abriu a sessão, salientando o importante papel do turismo a nível social, cultural, e também económico. “Para além de ser uma atividade económica e social a nível global, o turismo é o fenómeno que mais incentiva a troca de experiências entre quem visita e quem é visitado; sendo, por isso, diversos os motivos que levam os seres humanos a viajar.”

Para o presidente da AEB, “assinalar o Dia Mundial do Turismo obriga-nos a repensar – o que estamos a fazer e o que tem de ser feito, no sentido de garantir um desenvolvimento sustentável do turismo na nossa cidade, na nossa região, no nosso país e no mundo”.

Olhando para o atual cenário da região, Daniel Vilaça salientou a afirmação de Braga enquanto um polo turístico de grande importância. “Na última década, descontando o tempo da pandemia, a indústria da paz em Braga conheceu um nível de desenvolvimento e afirmação nunca alcançados anteriormente, graças ao posicionamento que a cidade foi assumindo e, sobretudo, aos investimentos estruturais que foram concretizados em diversas áreas e setores”.

Neste seguimento, o Presidente da Direção relembrou o compromisso da AEB para com o desenvolvimento deste setor. “Em estreita parceria e cooperação com o Município de Braga, a AEB tem dado um contributo ativo para o crescimento e afirmação do turismo em Braga, porque entendemos que esta cidade possui um enorme potencial como destino de compras e lazer de excelência. Da auscultação que temos promovido a colegas do setor, podemos afirmar que estamos a assistir a um crescimento ténue dos vários indicadores de desempenho do turismo em 2023, face ao verificado em 2022”.

Em modo de conclusão, Daniel Vilaça dirigiu-se aos agentes turísticos da região, realçando o seu contributo para o sucesso da marca ‘Braga’. “Neste dia comemorativo, deixo uma mensagem de muito apreço e agradecimento aos colegas empresários do setor e a todos profissionais do turismo pelo muito que diariamente fazem pelo desenvolvimento desta importante atividade económica e social e, sobretudo, pelo excelente serviço de hospitalidade que disponibilizam a quem nos visita”, concluiu.

O Diretor-Geral da AEB, complementando as palavras do presidente, apresentou os mais recentes resultados da atividade turística da região, que demonstram “evidentemente o aumento significativo que Braga registou ao nível do turismo nas últimas décadas, tanto do lado da oferta como da procura”.

A sessão contou, também, com a intervenção de Ricardo Rio, autarca do Município de Braga, que reconheceu o atual valor do turismo para a cidade de Braga, relembrando sempre o compromisso para com “a qualidade de vida” dos residentes.

Para o edil bracarense, “Braga é um excelente exemplo” de como fazer turismo. Contudo, existe ainda muito potencial de crescimento. “Queremos atingir mais visitantes de mais geografias. O objetivo é sempre crescer”.  Assumindo este propósito, Ricardo Rio destacou o espírito empreendedor dos agentes económicos da região, bem como o trabalho da AEB neste setor. “A atual visibilidade da cidade é também mérito das muitas parcerias que temos efetuado, tal como a AEB. O papel dos operadores económicos é também um fator determinante. Vemos com bons olhos o empreendedorismo que tem surgido neste setor”, acrescentou.

Na ocasião, Vice-Presidente Turismo do Porto e Norte de Portugal, deu também conta dos resultados alcançados por Braga nos últimos anos. “A notoriedade, a atratividade e a reputação de Braga, enquanto destino turístico, tem vindo a afirmar-se, pela excelente competência dos operadores e políticos da região. Parabéns a Braga”, frisou Inácio Ribeiro.

Próximos cursos
Agenda
Networking Empresarial - O impacto da IA nos negócios
17 de Abril, 2024
BOOTCAMP LIDERANÇA
11 de Maio, 2024
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.