AEB impulsiona enoturismo na região com 3.ª Business Fam Trip

20 Mar 2024

A Associação Empresarial de Braga (AEB) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga promoveram hoje, dia 20 de março, a 3.ª edição das “Braga Business Fam Trips”, direcionada aos operadores turísticos.

Sob o mote “O Vinho e o Turismo”, esta terceira viagem contemplou uma visita a duas empresas vinícolas da região, por forma a evidenciar o papel crucial que estas instituições têm na preservação da identidade cultural e no desenvolvimento económico de Braga.

A adesão ao evento superou as expectativas, reunindo cerca de 30 agentes turísticos locais, que tiveram a oportunidade de explorar os bastidores da produção vinícola do Solar da Pena e da Quinta D’Amares, duas empresas que unem história, cultura e vinhos de primeira qualidade.

Segundo o Diretor-Geral da AEB, “as ‘Braga Business Fam Trips’ são uma oportunidade única para os operadores turísticos conhecerem de perto o potencial da região e estabelecerem parcerias que impulsionem ainda mais o setor”.

“O objetivo é estimular a cooperação na criação de novas ofertas turísticas para no fundo dinamizar este setor de atividade. Para Braga manter-se como um ponto de referência ao nível do turismo, precisa constantemente de criar novos produtos e novas experiências. Fomentar a cooperação, fomentar a inovação é fundamental para continuarmos a ser bem-sucedidos neste setor tão concorrencial como é o turismo”, vincou.

Rui Marques ressaltou também outro aspeto fundamental da iniciativa: o fortalecimento do tecido empresarial local. “Uma das facetas mais significativas dessas viagens é a promoção do networking e a troca de experiências entre empresas. Através do intercâmbio e da promoção ativa de redes por meio de parcerias, estamos a construir uma comunidade empresarial mais sólida e colaborativa”.

Focando na vertente do enoturismo, o Diretor-Geral sublinhou o vasto potencial ainda por explorar na região do Minho.  “Um dos nossos maiores ativos é sem dúvida a cultura do vinho. Com esta iniciativa a AEB pretendeu juntar os operadores turísticos com os produtores de vinho, no sentido de estreitar relações, porque acreditamos que o enoturismo tem um enorme potencial ainda por explorar na nossa região”.

Para Varico Pereira, professor da UCP – Braga, estas iniciativas são fundamentais para fortalecer a ligação entre a academia e o mercado. “Esta colaboração entre a AEB e a Universidade Católica foi altamente produtiva, integrando conhecimento, experiência e contacto direto com empresários. Promovemos uma visão integrada do turismo, valorizando não apenas o lazer, mas também os ativos económicos da nossa região”.

As “Braga Business Fam Trips” têm-se revelado um sucesso crescente a cada edição. Com a colaboração entre a AEB e a UCP – Braga, espera-se que estas iniciativas continuem a contribuir para o crescimento sustentável do setor turístico na região. “Face ao sucesso e ao feedback que tivemos por parte dos operadores vamos preparar, para o próximo semestre, um conjunto de novas visitas, a novas áreas, porque felizmente temos ativos muito valiosos ainda por potenciar”, revelou Rui Marques.

Próximos cursos
Agenda
Networking Empresarial - O impacto da IA nos negócios
17 de Abril, 2024
BOOTCAMP LIDERANÇA
11 de Maio, 2024
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.