ACB forma jovens profissionais para o setor da restauração

07 Nov 2020

Cursos com apoios sociais e alta taxa de empregabilidade

A Associação Comercial de Braga (ACB) está muito preocupada com a falta de recursos humanos qualificados no setor da restauração, situação que vai atingir contornos muito preocupantes no período pós-pandemia. Para o Diretor Geral da ACB, Rui Marques, “a oferta de profissionais qualificados já era escassa no período pré-pandemia, tendo apenas sido mitigada pela disponibilidade de cidadãos estrangeiros para ingressar no setor”. No entanto, refere, “quando for ultrapassada a crise provocada pela pandemia de Covid-19 e entrarmos num processo de retoma económica mais acelerado, o setor vai registar grandes dificuldades no recrutamento de novos profissionais”.

A ACB considera, por isso, que é muito importante se começar, nesta fase, o processo de formação de novos quadros para integrar o mercado de trabalho a curto e médio prazo, nomeadamente jovens com vocação para cursos profissionais e adultos em processos de reconversão profissional.

Neste âmbito, a ACB tem abertas, até final do mês, as últimas inscrições para dois cursos de formação profissional na modalidade ‘Aprendizagem’. O objetivo da ACB é acolher 40 jovens, com idades entre os 15 e 24 anos, sem o 12.º ano concluído, para frequentarem cursos profissionais nas áreas da cozinha/pastelaria e serviço de restaurante/bar.

O Diretor Geral da ACB refere que se tratam de “cursos com muita formação prática e um elevado nível de empregabilidade e que têm a vantagem única de prever uma remuneração para quem os frequenta”, já que, mensalmente, os jovens que frequentam cursos de aprendizagem têm direito a bolsa de profissionalização, subsídio de transporte, subsídio de alimentação e seguro.

Os cursos iniciam este mês e decorrem na Academia de Restauração, instalada na Praça Conde de Agrolongo, onde a ACB tem espaços pedagógicos devidamente equipados para formação em cozinha, pastelaria e serviço de restaurante/bar.

Recorde-se que da formação da ACB têm saído jovens profissionais devidamente qualificados, o que atesta a excelência do trabalho desenvolvido pela equipa técnica e pedagógica do Centro de Formação e, sobretudo, a adequação da formação ministrada às necessidades das empresas e do mercado.

Rui Marques, salienta que “são proporcionados estágios em empresas de referência a todos os formandos, o que se tem revelado uma enorme mais valia no processo de aprendizagem e no acesso ao mercado de trabalho, dos formandos, no final do curso”.

Os alunos dos cursos de aprendizagem da ACB têm ainda a possibilidade de participar em estágios Erasmus em países europeus, sendo acompanhados pelas entidades parceiras, docentes e respetivas estruturas técnicas. Para além de adquirem novos conhecimentos técnicos e enriquecerem o seu currículo, a deslocação e estadia num espaço europeu proporciona o contacto com outras línguas, culturas e povos.

Próximos cursos
Gestão de Conflitos
ACB - Rua D. Diogo de Sousa, 91 - Braga
Início a 21-09-2021
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos
Online
Início a 23-09-2021
Folha de Calculo
Online
Início a 20-09-2021
E-mercado
Online
Início a 22-09-2021
Agenda
Webinar - Google My Business
22 Setembro, 2021
15:00 – 16:30
Torne-se associado
A AEB oferece aos seus Associados uma série de vantagens nos serviços que presta.